A Festa Nacional da Música, realizada em Canela (RS), chega a sua sétima edição em 2011 como um dos encontros mais importantes da música brasileira. Seu conceito vem se ampliando nos últimos anos e, hoje, é referência para artistas e gravadoras, atraindo a atenção dos meios de comunicação de todo o país. O encontro acontece entre os dias 17 e 20 de outubro.
Um dos homenageados deste ano será o músico mato-grossense Almir Eduardo Melke Sater, um dos violeiros mais famosos do Brasil, mais conhecido como Almir Sater.
Com dez álbuns solos na discografia e centenas de shows lotados por todas as regiões do país, o músico de 54 anos mistura o folk americano, a viola brasileira e as músicas paraguaia, andina. O seu mais recente álbum, “7 sinais” (lançado em 2006), traz um repertório eclético e inovador, e conta com participações especiais dos sanfoneiros Dominguinhos e Luiz Carlos Borges.
Nas apresentações Brasil afora estão os sucessos “Chalana”, “Violeiro Toca” e “Tocando em Frente”. O povo pede, ele canta e não se importa se o show é sempre o mesmo. “Faço show para o público. Se for para tocar o que quero, toco lá em casa mesmo”, diz bem-humorado.Recentemente,o artistafoi um dos convidados para o especial e gravação do DVD “Emoções Sertanejas”,em homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos.
O músico chegou a estudar Direito, no Rio de Janeiro, porém encantou-se com o som de uma viola tocada por uma dupla mineira. Desistiu da carreira de advogado e logo descobriu Tião Carreiro, violeiro que foi seu mestre.
Com 30 anos de carreira, o artista Almir Sater tornou-se um dos responsáveis pelo resgate da viola de dez cordas no país. O artista já ganhou dois prêmios Sharp (que hoje é denominado Prêmio Tim da Música Brasileira).. Um dos prêmios foi conquistado com a canção “Tocando em Frente”, um hino da música brasileira. Ele também atuou como ator nas novelas “Pantanal” e “Ana Raio e Zé Trovão” (TV Manchete), “O Rei do Gado” (Rede Globo) e “Bicho do Mato” (Rede Record).
Fonte:Porteira Brasil