(CARLOS ALBERTO): ta incrivel parabens pelo seu trabalho /-/ (MARILIA): Gostei muito do blog, muito legal mesmo, vcs estão de parabéns! Abração!!/-/ (NOTICIAS DE CENA): Blog Ta Massa Show De Bola Parabéns /-/ (BLOG EU AMO MASTRUZ): UM ABRAÇÃO PRA VC E BABINHA OS BLOGS SÃO SHOW DE BOLA, MASSA NOSSA PARCERIA AMIGOS!!! /-/ (@VICTORDEVASSO): vlw mlk ficou show de bola o blog!!! e a Radio q vc escolheu também é muito boa! abraço! /-/ (BABINHA - Esposa do edmar): Amor amei o Blog...Te amoooo muito cada dia que passa esse amor aumenta mais...beijao/-/geane araujo ESSA VAI PRA MINHA PRIMA : GOINHA ARAUJO jogar bola é arte...correr boi é moda...dançar forró é gostoso...agora ficar com vaqueiro,,,pense que foda!!/-/

A capital da vaquejada comemora 75 anos de festa no Parque J. Galdino

Não é à toa que Surubim é capital da vaquejada. A cidade pernambucana foi originada de uma fazenda de gado e seu nome foi dado em homenagem ao boi Surubim, atacado e devorado por uma onça. Essa história do homem nordestino e da lida com o gado é mantida até hoje. O tempo passou, a história tomou forma de festa e hoje a cidade é palco da mais famosa e tradicional das vaquejadas, realizada no Parque J. Galdino.

Este ano Surubim comemora 75 anos de vaquejada, durante a 6ª etapa do Campev. A festa, que começou como brincadeira entre fazendeiros amigos teve o apoio de seu Dão, patriarca da família Galdino, é responsável por tornar a cidade conhecida nacionalmente. Há 42 anos a vaquejada acontece no Parque J. Galdino, localizado dentro da cidade. “O parque foi construído no início da década de 70 pelo meu avô, Dão Galdino”, contou João Galdino Neto.

Netos de seu Dão, João e Guilherme aprenderam não só a correr, mas herdaram do avô o talento para organizar grandes vaquejadas. Atualmente eles são os responsáveis pela festa no Parque J. Galdino e recebem o apoio e colaboração de toda família. “É uma satisfação muito grande que sentimos em poder dar continuidade ao que nosso avô construiu. Sabemos da importância dessa festa não só para a história da cidade. A vaquejada de Surubim mantém a cultura local”, disse João.

Muita gente se encontrou e viveu com toda intensidade a cultura nordestina nos arredores da vaquejada de Surubim. A festa foi imortalizada através de versos que viraram música, fosse pelo Quinteto Violado ou pela dupla Sirano e Sirino. A cada ano, cerca de 80 mil pessoas circulam pelo Parque J. Galdino.

Este ano, a premiação para os vaqueiros é R$ 180 mil. O valor será distribuído entre os competidores das categorias: Profissional, Intermediário, Amador e Aspirante. Para comemorar os 75 anos, serão dois dias de shows. Sexta-feira (14) com Garota Safada, Arreio de Ouro, Dorgival Dantas e Forró da Pegação. No sábado (15), se apresentam: Aviões do Forró, Solteirões, Forró dos Plays e Forró do Muído. A vaquejada começa no dia 13 e vai até o dia 16.

Fonte:Portal Vaquejada

Seguidores

"Vaquejadas que vem por aí"