(CARLOS ALBERTO): ta incrivel parabens pelo seu trabalho /-/ (MARILIA): Gostei muito do blog, muito legal mesmo, vcs estão de parabéns! Abração!!/-/ (NOTICIAS DE CENA): Blog Ta Massa Show De Bola Parabéns /-/ (BLOG EU AMO MASTRUZ): UM ABRAÇÃO PRA VC E BABINHA OS BLOGS SÃO SHOW DE BOLA, MASSA NOSSA PARCERIA AMIGOS!!! /-/ (@VICTORDEVASSO): vlw mlk ficou show de bola o blog!!! e a Radio q vc escolheu também é muito boa! abraço! /-/ (BABINHA - Esposa do edmar): Amor amei o Blog...Te amoooo muito cada dia que passa esse amor aumenta mais...beijao/-/geane araujo ESSA VAI PRA MINHA PRIMA : GOINHA ARAUJO jogar bola é arte...correr boi é moda...dançar forró é gostoso...agora ficar com vaqueiro,,,pense que foda!!/-/

Você conhece as variações do gênero sertanejo nacional?

Você conhece as variações do gênero sertanejo nacional?A melodia do sertão, que outrora ilustrava o dia a dia na vida dos moradores rurais misturando música e sofrimento dos dez anos anteriores, tem dado o lugar para o um sertanejo mais jovem. A melodia rural teve ascensão, ela se misturou com o ritmo country americano e, com isso, se redefiniu.

A canção sertaneja é divida em três grupos:

Caipira ou de raiz: Essa denominação surgiu depois do sertanejo perder o foco em músicas do sertão a moda de viola com o surgimento de novos instrumentos e novas histórias. O sertanejo caipira ou de raiz retrata unicamente das culturas nordestinas. Destacamos como eternizados nessa subcategoria, Milionário e José Rico, Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, etc.

Sertanejo romântico: Fazendo jus ao nome, nesse ritmo a pessoa pode ouvir todo o romantismo. As melodias desse ritmo, fazem a pessoa que está do outro lado do rádio ter a sensação que o cantor está contando a vida dela. Ele narra histórias de paixão perdida, declaração de amor ou celebração de união. Dentre os mais conhecidos, podemos destacar nesse gênero, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, dentre outros.

Sertanejo universitário: Aqui conseguimos ver nitidamente a influência da cultura norte-americana. Os chapéus, grandes fivelas, botas, tudo é influência do country norte-americano. Esporas e botas de cano médio não é realidade dos nordestinos brasileiros. Mais voltado para a dança e mais ligeiro, o sertanejo universitário se diferencia dos demais. Bateria, teclado e guitarra são inseridos nessa subcategoria.

Ainda que com trajes atuais e instrumentos de alta tecnologia, a verdade é que a música sertaneja de raiz encanta os mais moços. Podemos afirmar isso devido às músicas da época dos nossos avôs serem regravados para envolver os mais moços. Bruno e Marrone, entre outros regravaram sucessos como Boate Azul, feita por Joaquim Manoel. Sucessos como As Andorinhas, escrita pelo Trio Parada Dura pode ser ouvida hoje nas vozes de Edson e Hudson, Chitãozinho e Xororó, etc.

Como vimos, são melodias para todos, há quem goste e há que não. “Num rancho fundo, bem pra lá…”, essa frase pode ser completada até por quem finge não gostar desses ritmos.




Fonte:Viola Show

Seguidores

"Vaquejadas que vem por aí"