(CARLOS ALBERTO): ta incrivel parabens pelo seu trabalho /-/ (MARILIA): Gostei muito do blog, muito legal mesmo, vcs estão de parabéns! Abração!!/-/ (NOTICIAS DE CENA): Blog Ta Massa Show De Bola Parabéns /-/ (BLOG EU AMO MASTRUZ): UM ABRAÇÃO PRA VC E BABINHA OS BLOGS SÃO SHOW DE BOLA, MASSA NOSSA PARCERIA AMIGOS!!! /-/ (@VICTORDEVASSO): vlw mlk ficou show de bola o blog!!! e a Radio q vc escolheu também é muito boa! abraço! /-/ (BABINHA - Esposa do edmar): Amor amei o Blog...Te amoooo muito cada dia que passa esse amor aumenta mais...beijao/-/geane araujo ESSA VAI PRA MINHA PRIMA : GOINHA ARAUJO jogar bola é arte...correr boi é moda...dançar forró é gostoso...agora ficar com vaqueiro,,,pense que foda!!/-/

Equipamento ajuda a diagnosticar lesões musculares em cavalos




Um equipamento ainda pouco conhecido ajuda a diagnosticar lesões musculares em cavalos. A máquina identifica, através da temperatura, um local inflamado no corpo do animal.
Eles correm, saltam, usam músculos e articulações para executar treinamentos e provas esportivas. Como qualquer atleta, os cavalos usados nas práticas esporitvas estão muito mais sujeitos a contusões e lesões, mas, ao contrário dos humanos, não conseguem indicar onde sentem a dor.
“É muito sensível. Chama-se termógrafo e capta diferenças de temperatura de até 0,05°C. Basta passar no animal e já detecta para mim as diferenças de temperatura. Sei que, supostamente, aquele lugar que está com aumento de temperatura tem uma inflamação”, explica.
Para saber como o aparelho funciona na prática, a reportagem acompanhou o exame de outra égua, comprada por Junara Rosa há pouco tempo para participar de provas de três tambores.
Para fazer o exame, Petyana mapeia o corpo da égua com termógrafo. O aparelho é uma câmera que capta a radiação infravermelha emitida pelo animal, e transforma em imagens coloridas. As cores indicam se a temperatura de um determinado local está fora do normal.
Geralmente, o aumento da temperatura indica que há uma inflamação naquele local, mas nem tudo que aparece em vermelho é sinal de problema, porque algumas partes do corpo do animal têm mesmo temperatura mais elevada, como a região da veia jugular.
Examinando a anca da égua, Petyana descobre outro ponto inflamado. Quando suspeita de inflamação, Petyana apalpa o local pra ver se o animal reage, demonstrando alguma dor. O termógrafo apenas indica as regiões inflamadas. Para conhecer a natureza da lesão e confirmar o diagnóstico, é preciso realizar outros exames, como raio-X e ultrassonografia.
Assim como qualquer atleta, um animal dolorido não consegue ter bom desempenho em competições. O esforço pode piorar as lesões. Por isso, Junara deve dar descanso para a égua durante o tratamento.
No caso de Savana, o diagnóstico correto foi fundamental para a recuperação. Todos achavam que ela tinha um problema na pata, mas, na verdade, a lesão era na anca.
O exame custa, em média, R$ 300, e pode ser feito em outros animais também. A técnica da termografia é usada até em humanos, para detectar alguns tipos de câncer. Como é fácil de transportar e de usar, com o tempo, o termógrafo deve se popularizar.
Fonte: g1.globo.com/agronegocios

Seguidores

"Vaquejadas que vem por aí"